sábado, 22 de setembro de 2012

Conversando com Fornecedores - Parte XVIII


Também no dia 09 de julho de 2011 lá fomos nós, mamy, Dê, Aru e eu, para a degustação dos bem-casados da Marta Proto
Li sobre seus bem-casados e me interessei por terem receita original de Pelotas (o 1.º lugar do Brasil onde chegou a receita original de bem-casados, vindos de Portugal). Sem falar que são lindos.
Ela nos recebeu com seu sotaque sulista (adoro!) em seu apartamento, ainda atendia outra cliente, uma debutante, enquanto isso pus conversa em dia com a Aru, fui ao banheiro...
Quando começou a conversar com a gente, trouxe uma bandeja com dois tipos de recheio de bem-casados: doce de leite uruguaio e de ovos moles de Aveiro.
Nos contou da origem de sua receita, de como é o verdadeiro bem-casado, que não é um bolo ou pão-de-ló, mas uma massa fofa e leve, que derrete na boca, que deve ser descascada antes de ser banhada no açúcar derretido ( o dela é um fondant). Que o recheio original é de ovos, que brasileiro anda inventando moda e fazendo bem-casado até com recheio de limão, o que descaracteriza o doce. Mas a pedido de noivas, ela passou a fazer com recheio de doce de leite, que seria uma adaptação brasileira menos radical frente a origem da receita do bem-casado. Optou pelo doce de leite uruguaio, pela sua herança cultural e também porque ele é bom mesmo (bota bom nisso!). Hoje em dia aceita pedidos sobre diferentes recheios, mas prefere o tradicional de ovos e a adaptação brasileira "tradicional" de doce de leite.
Nos contou também que, originalmente, o doce era embrulhado em papel, mas que hoje em dia passou pelo tecido e até caixinhas. É ela quem faz as embalagens e aceita todo tipo de pedido.
Ela nos contou quando começa a produção dos doces para um evento e como armazená-los depois e até quando comê-los. Sugeriu congelá-los se não formos comer em 1 semana e servi-los ainda gelados com sorvete.
Fiquei com água na boca, mesmo tendo acabado de comer quilos de docinhos na Ana Foster. Desembrulhei um e, como sempre faço, cheirei para saber se tem cheiro de ovo. Ela observou e comentou.
_Você entende então... Um bom bem-casado não pode ter cheiro de ovo. Tenho o maior cuidado na compra dos ovos e na sua preparação, tiro a pele da gema com todo cuidado e bato bastante.
E realmente seus bem-casados não cheiram a ovo.
Achei-os lindos, nunca tinha visto um bem-casado banhado no fondant. E são bem banhados.
Então mordi.
Amei.
Amei muito!
Muito recheio, massa maravilhosa!
Nunca havia comido um doce de ovos tão gostoso! E que doce de leite! Acho que vou pro Uruguai fazer contrabando de doce de leite!
Mas achei o doce muito doce... Talvez por eu já estar cheia de glicose no sangue... Mamy, Aru e Dê também acharam.
A Marta fez um pra mim com a embalagem do jeito que eu queria, embrulhado na renda e com laço chanel, tudo branquinho. Ficou lindo. Foi a 1.ª vez que vi um bem-casado embrulhado do jeito que eu queria para meu casamento.
Saímos de lá com uma caixinha cheia, dei um de cada sabor para a Aru levar pra mãe dela.
Chegando em casa dei um pro meu irmão, que é mais formigão que eu. Ele achou uma delícia, comeu num segundo, mas disse "Prefiro aquele que você trouxe mês passado de Petrópolis".
(Que foi o da Márcia Fontaine)


(Imagem extraída do site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário